sábado, junho 02, 2007


"Ele revolucionou o mundo das artes como um cometam dançando sobre as mesas, embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Ele é o famoso pintor Amedeo Modigliani, um gênio criativo que viveu a charmosa Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela beleza. Sempre com a mesma intensidade, o judeu Modigliani amou a católica Jeanne Hebuterne e odiou o genial Pablo Picasso. (...)"
Cabeça e coração, um homem que viveu o mar das intermitências dos sentimentos humanos. Da sanidade à loucura, deu-se aos desejos como um homem e retratou-os como um deus a ser lembrado por toda a história.

Em passeio despretencioso no MASP uma amiga me viu pelas mãos do pintor. Retrado do poeta Leopold Zborowski, nos traços de quem não pintava os olhos e o fez apenas uma vez... Logo agora que abandono o título, o aspirante a louco e apaixonado reencontra forças de sua história que me coloca o questionamento em forma de obra.
Em conversa com um Deus, o homem genial escuta: "O precipício. Todo artista chega ao limite e segue seu destino. (...) Midigliani... Amedeo Modigliani... Você é louco?". Renoir, dos traços difusos, indefinidos em forma, alcança a alma do pintor através de seus olhos.
Que as humilações da vida me sirvam de luta, exemplo de conduta pela afirmação e reafirmação de minhas escolhas sem que os entremeios destruam a poesia que há em mim. Que não seja sugado pelas paixões como este e muitos outro foram.

Obrigado, Moema.
Óleo sobre tela. Amedeo Modigliani - Retrato de Leopold Zoborowski
Filme: Modigliani